quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O ESPELHO

Um homem procurou o sacerdote. Estava cansado, angustiado, desesperado, a ponto de querer acabar com a própria vida.
O padre ouviu com paciência e interesse a ladainha de problemas. Depois se levantou da cadeira, tomou o homem pelo braço e o levou até a janela. O dia estava frio, a vidraça abaixada:
- Amigo, olhe através da vidraça. O que está vendo?
- Vejo pessoas, carros casas...
- Agora venha comigo. Alí está um espelho. Coloque-se diante dele. O que está vendo agora?
- Estou vendo o meu rosto. Vejo a mim mesmo.
- Curioso - Continuou o padre - Tanto a vidraça quanto o espelho são de vidro. Entretanto, pela vidraça você enxerga pessoas, e pelo espelho você se vê somente a si. Por que?
O espelho é opaco, a vidraça é transparente. Convidando-o para assentar se novamente, o padre continuou - O vidro do espelho reflete nossa pessoa devido a camada que o cobre. O vidro da janela nos faz ver outras pessoas porque é transparente. Vamos chegar aonde eu quero. Suas angústias e preocupações formam como que uma camada opaca, circunsvrevendo você em sí mesmo, isolando-o do mundo externo, formando um curto circuito. Se você sair de você mesmo, se olhar para fora, para os outros, para o mundo, vai se sentir melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário